Apresentação

Prezado Amigo.

apresentacao

Esta coleção sobre Tecnologia de Grandes Barragens, que tenho o prazer de lhe oferecer, é o fruto de um trabalho sistemático e contínuo realizado ao longo de mais de quinze anos em obras relacionadas com o setor hidroelétrico.

Na condição de ter sido o único engenheiro de produção a desempenhar a função de Engenheiro Residente na Cesp – Companhia Energética de São Paulo - pude aplicar em situação real os conhecimentos hauridos na querida Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, relacionados com essa especialidade.

Dessa forma, as várias equipes de engenheiros e técnicos que estiveram a mim subordinadas foram disciplinadas a, além das atividades normais de fiscalização, realizar uma coleta sistemática de importantes informações sobre sequências executivas, problemas e soluções encontradas, duração das atividades e custos.

apresentacao

Grande ênfase foi dada também à redução de custos,sem prejuízo da qualidade, na execução dos projetos que chegavam à Obra. Nesse particular houve uma interação muito produtiva com as empresas de engenharia que aproveitaram muito bem o conhecimento de campo das equipes de Fiscalização.

Entre outros importantes trabalhos aqui incluídos está uma coleção que descreve com minúcias toda a montagem da Hidroelétrica Ilha Solteira, desde a montagem dos " embutidos" (ferragem que fica dentro das camadas de concreto) até a montagem dos grupos geradores.

Em mais de cinco mil páginas, o leitor interessado terá à sua disposição vasto material técnico que espero seja útil a professores, alunos de engenharia e engenheiros do nosso Brasil.




O autor

Níveo Aurélio Villa Eng. Mec. Prod. Poli 63

apresentacao

O organizador deste trabalho, nasceu em Marília - SP e se formou engenheiro mecânico de produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1963.

Trabalhou na usina Hidroelétrica Jupiá, na Usina Hidroelétrica Ilha Solteira, onde foi Engenheiro Residente, e também, como Engenheiro Residente, na Usina Hidroelétrica Três Irmãos, no Canal Pereira Barreto e na Residência de Linhas de Transmissão e Subestações de Bauru, das Centrais Elétricas de São Paulo S.A. - CESP, posteriormente denominada Companhia Energética de São Paulo S.A.